Quem quer ter liberdade financeira?

liberdade financeiraEu, você, e quase todo mundo responderia sim a esta pergunta. Da vida econômica, é o mínimo que podemos almejar: uma liberdade financeira relativa, que nos faça viver a vida com mais dignidade.

Mas, o fato é que muita gente já perdeu (e continua perdendo) tanto tempo na vida, que fica cada dia mais difícil chegar perto da tão sonhada liberdade financeira. Para se conseguir isso é preciso trabalhar menos e ganhar mais.

Trabalhar menos e ganhar mais é sinônimo de ser produtivo. E para ser produtivo, é imprescindível ter consciência de que o tempo é o nosso maior bem.

Tempo é do que a vida é feita

No entanto, enquanto algumas pessoas valorizam cada minuto de vida como um grande tesouro, outras deixam as horas jorrarem qual torneira aberta. Um enorme desperdício de tempo (que é, em última análise, do que a vida é feita). Quando nascemos, o maior bem que trazemos conosco é uma quota de tempo, que deve ser empregada para o crescimento pessoal (nosso e de outras pessoas) e para a realização de projetos e sonhos.

como obter liberdade financeira

Mas, você já parou para pensar que pode estar deixando esse tempo escoar de forma irresponsável e negligente?

O tempo perdido jamais será recuperado

Por que isso acontece? Por que algumas pessoas estão direcionando a sua atenção para coisas que apenas as distraem e não contribuem em nada para a melhoria de suas vidas? Isso me lembra a letra de uma música que muito apropriadamente diz que “os opostos se distraem; os dispostos se atraem”.

Resta a você decidir se quer ser disposto (e atrair) ou ser oposto (e se distrair).

Caso você queira continuar se distraindo, este artigo não é para você. Mas, se você quer atrair (uma vida digna – que todo ser humano merece) então deve se manter atento às coisas que realmente podem contribuir para que isso aconteça.

Como manter o foco no que realmente interessa?

O problema, muitas vezes, nem é manter o foco, mas sim, EM QUE manter o foco. Enquanto alguns empregam todo seu tempo em caçar pokémons (e não estou dizendo que isso é uma coisa ruim, ou que eu não aprecie jogos), outros se mantém focados em coisas que vão, efetivamente, elevar seu nível de vida.

Os jogos divertem, descontraem, mas é exatamente isso que eles são: diversão e entretenimento. Nada mais. O que é preciso ficar muito claro é que a diversão não pode, em hipótese alguma, distrair-nos a ponto de deixarmos de lado as coisas que realmente vão fazer diferença na nossa vida.

A regra de ouro é manter o foco

Por isso, antes de mais nada é preciso se questionar. De tantas coisas que você tem para fazer neste dia, qual delas vai lhe trazer maior benefício? Se você estiver diante de três ou mais tarefas e precisar decidir qual delas merece sua atenção, reflita sobre o seguinte: “Qual dessas tarefas me trará maior benefício assim que for concluída?” Se a sua resposta for “nenhuma”, então você está desperdiçando seu tempo. Se, ao contrário, você obtiver uma resposta positiva para alguma delas, então essa é a sua tarefa mais importante; é aquela para a qual você deve direcionar toda a sua atenção neste momento.

como obter liberdade financeira

Ao concluir esta tarefa pergunte-se a mesma coisa sobre as outras e assim sucessivamente até realizar todas.

Depois de conclui-las, então você terá o tempo livre para dedicar ao entretenimento, com a consciência tranquila de quem não está desperdiçando o precioso tempo com o qual a vida lhe agraciou.

Considere sempre o custo/oportunidade das suas ações

Agora que você já sabe qual atividade vai lhe trazer mais benefício quando concluída, é uma boa hora para pensar COMO você pode incrementar os resultados dessa ação. Isso se chama custo de oportunidade e consiste basicamente em colocar as suas opções numa balança. Por exemplo, você trabalha 8 horas por dia como vendedor autônomo, e isso lhe rende, em comissões, R$ 500,00 ao dia. Quando você deixa de trabalhar para fazer qualquer outra coisa que lhe traga um rendimento inferior a 500,00 por dia, então você está perdendo no custo/oportunidade. Portanto, antes de decidir deixar seu trabalho de lado para resolver qualquer problema doméstico – por exemplo – considere o custo/oportunidade de contratar uma pessoa para fazer esse trabalho por você. Se o custo deste trabalhador for inferior ao que você ganha, então vale a pena contratá-lo para não se distrair do seu trabalho.

Essa é uma conta bem simples e que deve ser feita sempre, para que suas escolhas não prejudiquem a sua liberdade financeira.

liberdade financeira

O que é ter liberdade financeira

Ter liberdade financeira é ter um resultado financeiro que permita que você pague suas contas e faça (pequenos, médios ou grandes) investimentos todo mês.

Por pagar as contas entenda-se os custos fixos (despesas com alimentação, moradia, locomoção, educação, vestuário, saúde e lazer). E por investimentos, tudo o que você vai aplicar almejando lucros futuros. Esta é a fórmula para o enriquecimento.

O primeiro passo para alcançar a liberdade financeira

Se você trabalha 8 a 10 horas por dia, e no final do mês mal consegue cobrir as despesas, a primeira coisa a fazer é prestar atenção se não está gastando mais do que deveria. Se assim for, sugiro que procure um curso de educação financeira para aprender a gastar seu dinheiro porque ganhar mais não vai resolver o seu problema: quanto mais você ganhar, mais vai gastar.

Mas, pode ser que o seu rendimento esteja, realmente aquém do que você necessita para viver com dignidade. Se você trabalha muito mas não consegue pagar as suas contas ou viajar com a família nas férias, então está na hora de buscar alternativas que lhe rendam um trabalho mais produtivo. E com isso não estou dizendo trabalhar mais, e sim, trabalhar menos e ganhar mais.

Um ótimo exemplo de custo/oportunidade de negócios

Para as pessoas que não estão satisfeitas com a situação atual, a minha recomendação é: comecem a reagir o quanto antes. Reagir é agir contra alguma coisa que não está funcionando bem para você. Cada pessoa vai encontrar um jeito de fazer isso.

Eu encontrei o Marketing de Rede (também conhecido como Marketing Multinível) como forma de diversificar minha renda. E a cada dia que passa eu agradeço à pessoa que me apresentou esse negócio. É um trabalho que pode ser feito nas horas vagas, e cujo custo/benefício é altamente gratificante para quem consegue manter o foco nas coisas que realmente importam. Para estes, o crescimento é inevitável.